Introdução:
Falar em calor não é o mesmo que falar em temperatura. Ao medir a temperatura de algo, estamos calculando a média da energia cinética das partículas individuais. Calor, por sua vez, é a medida da quantidade total de energia que a substância possui. É importante ressaltar essa diferença para alunos que estão iniciando seus estudos em química e física. Para tornar a aula mais dinâmica, o professor precisa usar de artifícios que prendam a atenção do aluno. Relacionar o conhecimento com a prática é uma das melhores ferramentas para alcançar a aprendizagem. Prossiga com a aula fazendo uma demonstração concreta.
Material:
- 1 recipiente pequeno contendo água à temperatura ambiente
- 1 recipiente grande contendo água à temperatura ambiente
- Aquecimento (bico de bunsen ou chama de fogão)
- Termômetro
- Cronômetro
Procedimento:
- Aqueça o recipiente 1 (pequeno) contendo água até a temperatura de 50°C (utilize o termômetro para medir a temperatura e o cronômetro para marcar o tempo gasto).- Repita o mesmo procedimento com o recipiente 2. Em qual dos dois recipientes a água atingiu 50 °C em um período menor de tempo? No recipiente 1.
Entendendo o experimento:
Ambos os recipientes estão com a mesma temperatura, mas a quantidade de calor em cada um deles é diferente. A prova disso é que se gasta muito mais energia para aumentar a temperatura no recipiente 2, daí o maior tempo gasto. Em um efeito reverso, seria preciso um tempo muito maior para resfriar a água contida no recipiente 2, pois apesar de estar a uma mesma temperatura (50 °C), esse recipiente comporta maior quantidade de calor.
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