sexta-feira, 11 de abril de 2014

Temperatura

 Temperatura 

Introdução:

Falar em calor não é o mesmo que falar em temperatura. Ao medir a temperatura de algo, estamos calculando a média da energia cinética das partículas individuais. Calor, por sua vez, é a medida da quantidade total de energia que a substância possui. É importante ressaltar essa diferença para alunos que estão iniciando seus estudos em química e física. Para tornar a aula mais dinâmica, o professor precisa usar de artifícios que prendam a atenção do aluno. Relacionar o conhecimento com a prática é uma das melhores ferramentas para alcançar a aprendizagem. Prossiga com a aula fazendo uma demonstração concreta.

Material:

  • 1 recipiente pequeno contendo água à temperatura ambiente
  • 1 recipiente grande contendo água à temperatura ambiente
  • Aquecimento (bico de bunsen ou chama de fogão)
  • Termômetro
  • Cronômetro



Procedimento:

- Aqueça o recipiente 1 (pequeno) contendo água até a temperatura de 50°C (utilize o termômetro para medir a temperatura e o cronômetro para marcar o tempo gasto).- Repita o mesmo procedimento com o recipiente 2. Em qual dos dois recipientes a água atingiu 50 °C em um período menor de tempo? No recipiente 1.

Entendendo o experimento:

Ambos os recipientes estão com a mesma temperatura, mas a quantidade de calor em cada um deles é diferente. A prova disso é que se gasta muito mais energia para aumentar a temperatura no recipiente 2, daí o maior tempo gasto. Em um efeito reverso, seria preciso um tempo muito maior para resfriar a água contida no recipiente 2, pois apesar de estar a uma mesma temperatura (50 °C), esse recipiente comporta maior quantidade de calor.

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