quinta-feira, 10 de abril de 2014

Água com Gás: Conhecendo os Óxidos


Introdução:

Esse experimento permite ao professor trabalhar o conceito dos óxidos que, via de regra, encerra o estudo das funções inorgânicas nos anos finais do ensino fundamental. Conceitos pertinentes ao eixo temático Vida e Ambiente, como solubilidade, filtração, lei de conservação das massas e reações de síntese e de neutralização também poderão ser abordados.

Material: 
  •  Azeitona 
  • 2 frascos de vidro ou de plástico transparentes, longos e com capacidade entre 100 e 300 mL. Podem-se utilizar frascos vazios de pimenta, azeite;
  •  Água comercial com gás suficiente para encher uma das garrafas utilizadas;
  •  Água sem gás para encher uma das garrafas utilizadas;
  •  Cal virgem de pintura ; para cada 100 mL de água será usado 0,5 g de cal);
  •  Espátula






Experimento:

1. Com o auxílio de uma espátula, adicione em cada frasco 0,5 g de cal (para cada 100 mL de água será utilizado 0,5 g de cal);
2. Abra a garrafa de água com gás, verta a água na quantidade relativa ao cal adicionado no item 1 e tampe-o rapidamente;
3. Faça o mesmo no segundo frasco, usando água sem gás ou da torneira e tampe-o. Procure executar esse procedimento logo após o anterior;
4. Agite os frascos até que seja observada uma solução homogênea de aparência leitosa;
5. Concluída a homogeneização e observação das soluções formadas, deixe em repouso por cerca de 10 minutos;
6. Verifique se algo mudou nas soluções e o porquê dessas mudanças.

Observação:

Após os 10 minutos determinados, pode-se verificar que a solução do frasco que continha água com gás estará praticamente transparente haverá uma grande quantidade de um precipitado branco, ao passo que a do frasco que continha água sem gás se manterá com a mesma aparência leitosa observada inicialmente.
 - Frascos contendo água com gás e água sem gás, após 10 minutos de repouso.

Entendendo o experimento:
Os óxidos são substâncias formadas pela combinação de um ou mais átomos de oxigênio com um ou mais átomos de outro elemento menos eletronegativo que o oxigênio. Duas das mais importantes classificações dos óxidos são: óxidos ácidos e óxidos básicos. Ambos possuem grande inserção em nosso cotidiano, mas revestidos de outros significados, como, por exemplo, a “cal”, a “ferrugem”, o “gás do refrigerante”, dentre outros. Uma discussão mais profunda sobre os óxidos deve ser feita, deixando claro o conceito de óxidos básicos e óxidos ácidos, de acordo com o grau de compreensão dos estudantes. Nesse momento, pode-se identificar o gás presente na água com sendo o óxido ácido CO2 (dióxido de carbono) e a cal como o óxido básico CaO (óxido de cálcio).

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