sexta-feira, 11 de abril de 2014

Magica das misturas


Introdução:

Quando o aluno consegue perceber a diferença de resultado com misturas de porções de partículas sólidas e líquidas, os conceitos de solução (mistura homogênea) e suspensão (mistura heterogênea) tornam-se significativos.

Material:

Dois frascos de boca larga
Água filtrada
Sal
Areia








Procedimento:

Peça aos alunos dois frascos de boca largas bem limpas. Podem ser, por exemplo, vidros de maionese ou geleia. Coloque água filtrada ou fervida até a metade dos recipientes. Em um dos frascos, adicione uma colher de sopa de sal e misture bem. Acrescente uma colher de sopa de areia à água do outro frasco e mexa da mesma forma Solicite aos alunos que observem as reações das duas misturas e anotem em ficha própria:
Água + Sal
Água + Areia
Por meio de perguntas, o professor pode orientar a observação dos alunos. Por exemplo:
Qual a diferença entre as duas misturas?
O que aconteceu com o sal?
Onde está a areia na mistura com a água?

Entendendo o experimento: 

Concluindo que o sal se dissolve na água. Água mais sal formam uma solução, porque o sal está dissolvido na água. O que caracteriza a solução, ou seja, a dissolução do sal é justamente o fato de que ele não é visto, apesar de estar ali. Sua presença pode ser verificada pelo paladar. O sal parece sumir porque seus componentes se separam entre as moléculas da água, formando uma mistura homogênea solução. A água formou uma solução com o sal, nesse caso, é possível pedir aos alunos que provem um pouco da substância para sentirem que, mesmo não podendo ser visto, o sal está na água. No caso da areia, parte dela acaba por depositar-se no fundo, e parte fica flutuando, o que forma uma mistura heterogênea – suspensão. Essa mistura não deve ser provada pelos alunos e isso precisa ficar claro para eles.


Nenhum comentário:

Postar um comentário