sexta-feira, 19 de junho de 2015

Como fazer sabão?



Reagentes e material necessário

  • Hidróxido de sódio (soda cáustica)
  • Filtro de Papel
  • Copos descartáveis
  • 100 mL de água
  • Álcool ou perfume
  • Sal de cozinha
  • Gordura (óleo de cozinha, óleo vegetal)
Procedimento experimental
Dissolva um pouco de soda cáustica em um 100 mL de água. Quando estiver adicionando à soda cáustica a água, a solução aquecerá, por isso deve-se tomar cuidado. Faça isso, adicionando pequenas quantidades de soda à água, para evitar aquecimento acelerado. Filtre a solução, utilizando um filtro de papel, que depois será descartado. Adicione a solução de hidróxido de sódio em uma vasilha que possa ir ao fogo, coloque a gordura vegetal dentro da mesma vasilha. Aqueça a mistura por alguns minutos. A aparência da mistura se modificará. Pare o aquecimento. Adicione uma colher de sal de cozinha e um pouco de perfume ou álcool à solução e misture.
Espere a solução resfriar. Formará uma camada na parte de cima do líquido, recolha esta camada sólida, ela é o sabão. O sabão formado é a parte sobrenadante, depois de retirá-la, experimente-a, ou seja, utilize o sabão para verificar a sua utilidade.

Explicação
O sabão é obtido fazendo-se reagir ácidos graxos com óleos, numa reação chamada saponificação. Os ácidos graxos normalmente usados são o oléico, o esteárico e o palmítico, encontrados sob a forma de ésteres de glicerina (oleatos, estearatos e palmitatos) nas substâncias gordurosas. A saponificação é feita à quente. Nela a soda ou potassa atacam os referidos ésteres, deslocando a glicerina e formando, com os radicais ácidos assim liberados, sais sódicos ou potássicos. Esses sais são os sabões, que, passando por um processo de purificação e adição de outros ingredientes, transformam-se nos produtos comerciais. Os sabões produzidos com soda são chamados de duros, e os produzidos com potassa, moles. Os sabões e os detergentes são compostos de moléculas que contêm grandes grupos hidrocarbônicos, os gruposhidrofóbicos (que não tem afinidade pela água), e um ou mais grupos polares, os grupos hidrofólicos (que têm afinidade pela água). As partes não-polares de tais moléculas dissolvem-se em gorduras e óleos e as porções polares são solúveis em água.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário